O ProJovem Adolescente é um Serviço Socioeducativo voltado a adolescentes de 15 a 17 anos, que recebem o Bolsa-Família, ou são encaminhados do PETI, do Ministério Público, CREAS ou outros serviços.
O seu funcionamento é dividido em dois ciclos, com duração de um ano cada, com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos de Cultura, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho.
Estamos funcionando aqui em Senhor do Bonfim e nos distritos de Carrapichel,
Tijuaçú, Missão do Sahy, Igara e Quicé.
ESPAÇO SER CRIANÇA
A proposta do Projeto gira em torno da criação de um espaço para acolher crianças, oriundas de demandas espontâneas ou encaminhadas, no horário das 08h à 18h, de terça à sexta-feira, no ESPAÇO SER CRIANÇA, localizado à rua Horácio Muricy, n° 80 – Alto da Maravilha (Antigo CRAS) e no distrito de Tijuaçu, no espaço ainda a definir, além de oferecer atividades lúdicas com o intuito da (re)construção ético-moral e a formação cidadã.
O projeto oferecerá atendimento psicossocial, o levantamento da história de vida da criança e da sua família, encontros temáticos com os familiares, oficinas e atividades lúdicas desenvolvidas no próprio ESPAÇO e/ou fora dele que proporcionem o desenvolvimento de habilidades pessoais, forma de expressão, exercício de cidadania e pertencimento.
Projeto É TEMPO DE VIVER
O Projeto “É Tempo de Viver” promove ações para melhorar a vida de pessoas idosas através de atividades, palestras e eventos que valorizam a autonomia, integração e participação efetiva destes na sociedade. Hodiernamente assiste 48 idosas com idade compreendida entre 60 e 80 anos, com dois encontros semanais que oferecem os cursos de dança, corte e costura e artesanato, além do acompanhamento realizado pela coordenação nas visitas domiciliares e viabilização de serviços que se façam necessários.
PROGRAMA JOVEM MÃE
Atuar na Prevenção da gravidez precoce e não planejada, prestando acompanhamento às famílias da área de abrangência do Programa e atendimento integral a adolescentes gestantes, visando os aspectos físicos, psicológicos e sociais, propiciando enfrentamento das questões sociais, tendo como foco o planejamento familiar.
1º ETAPA
Palestras socioeducativas com adolescentes em primeira gravidez até a idade de 21 anos com objetivo de oferecer informações e reflexões através de oficinas temáticas.
2º ETAPA
Reuniões semanais de grupo para acolhimento, orientações sobre os cuidados com o bebê, pré e pós parto, oficinas de geração de renda confeccionando o material para enxoval.
3º ETAPA
Monitoramento e avaliação através de visitas domiciliares as puerperais para constatação do impacto social através da mudança de comportamento.
PROJETO DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Como estratégia para reestruturação econômica, comunitária, social e individual, o CRAS implantou o Inclusão Produtiva em 2007 para atender as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, destinando 1/3 de suas vagas para o público da Proteção Especial.
“As ações de capacitação e de inserção produtiva possibilitam a garantia do convívio social, enquanto exercício de fortalecimento de vínculos, viabilizando a transição de pessoas/famílias e grupos da situação de vulnerabilidade e risco, para a situação de autonomia e protagonismo na definição e consolidação de projeto de vida pessoal e coletivo. Devem possibilitar ainda a melhoria da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e o exercício da cidadania. Caracterizam-se como projetos de enfrentamento da pobreza, conforme estabelecido no Art. 25. Inciso V da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), compreendem o investimento econômico e social nos grupos populares, buscando subsidiar financeira e tecnicamente iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria de condições gerais de subsistências, elevação do padrão de qualidade de vida, preservação do meio ambiente e sua organização social.”