quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Imagens do 1º "CRAS Itinerante" de 2010

No dia 27 de Outubro de 2010, ocorreu em Senhor do Bonfim, a primeira atividade realizada pelo serviço do "CRAS Itinerante", no Lar Sagrada Família, situado no bairro dos Pebinhas. O objetivo do serviço foi atender a comunidade local, ofertando atendimento psicossocial, inscrições para os Projetos e Programas, além de atividades lúdicas e palestras socioeducativas para toda a família. Além disso, pudemos contar com a presença de vários parceiros como Conselho Tutelar, Programa Bolsa-Família, Projeto de Inclusão de Jovens Empreendedores (Comunidade Kolping), Centro de Referência da Mulher, além, é claro, dos serviços do CRAS (conhecido pela população como "Casa da Família").
Como primeira experiência, a comunidade sentiu-se recompensada e mostrou-se satisfeita com a comodidade de receber mais próxima de si os serviços destinados a ela mesma pelos diversos órgãos e instituições

Agradecemos à Comunidade pela recepção! Até o próximo "CRAS Itinerante"!

Imagens do evento:

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ATENÇÃO! Vem aí o 1º "CRAS Itinerante" de 2010!

No dia 27/10/2010, das 09 às 15 hs, em Senhor do Bonfim, o CRAS oferecerá à comunidade o serviço "CRAS Itinerante", cujo objetivo é atender cada bairro de forma exclusiva, ofertando atendimento psicossocial, inscrições para os Projetos e Programas, além de atividades lúdicas e palestras socioeducativas para toda a família.


Este 1º "CRAS Itinerante" do ano de 2010 será realizado no Lar Sagrada Família (Jericó), bairro dos Pebinhas, no qual pretendemos alcançar também os bairros do Alto da Rainha, Faz. Pebas, Novo Horizonte e demais imediações.

Traga a sua família! Contamos com a sua presença!

Equipe CRAS

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CRAS INFORMA - Edição 1 - PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A violência contra mulher atinge 12.771 brasileiras por ano. A cultura, onde o homem aprende a ser “machista”, viril e forte, enquanto cabe a mulher ser frágil, doce e submissa é a principal causa disto. A violência doméstica contra a  mulher é aquela ocorrida dentro dos lares, onde convivem pessoas com ou sem vínculos familiares. Com base no artigo 7º da lei 11.340 (Lei Maria da Penha), existem 5 tipos de violência: A violência contra a mulher já ocorria antes mesmo da era cristã. No Brasil, até 1830, os homens podiam matar as mulheres adúlteras. Naquela época, havia um dispositivo legal que permitia aos maridos “emendar a mulher das más manhas pelo uso de chibatas”.
- A violência física, que traz danos ao corpo e a saúde;
           - A violência psicológica, que traz danos emocionais e diminuição da auto-estima;
- A violência sexual, que ocorre quando a mulher é obrigada a presenciar, manter ou participar de relações sexuais não desejadas. É forçada a comercializar seu corpo, impedida de usar algum método anticoncepcional, forçada a casar-se, a engravidar ou abortar;
- A violência patrimonial, ocorre quando o agressor retém, destrói, em parte ou totalmente, os objetos e documentos pessoais, bens e valores da vítima;
- A violência moral, onde a mulher é agredida com calúnias, difamações ou injúrias.
Atualmente as legislações para o combate para esta violência evoluíram. A
mais recente e importante, já citada, Lei Maria da Penha permite ao juiz 
decretar a prisão preventiva do agressor quando a mulher disser que corre
risco de sofrer danos físicos ou risco de morte e também permite a prisão me flagrante aumentando o tempo
máximo de detenção previsto para os agressores de 1 para 3 anos. Esta lei assegura à mulher a punição do
agressor deixando-a mais protegida. Agora a lei traz medidas de afastamento do
agressor.

Mulheres valorizem suas vidas e digam não a violência e a quem a pratica! O
medo é inimigo da justiça e da felicidade. Vá até a delegacia mais próxima e
denuncie.
Mulher, em Senhor do Bonfim você conta com o apoio do CRAS e do CRM,
procure-nos!

Atualmente as legislações para o combate para esta violência evoluíram. A mais recente e importante, já citada,
Lei Maria da Penha permite ao juiz  decretar a prisão preventiva do agressor quando a mulher disser que corre
risco de sofrer danos físicos ou risco de morte e também permite a prisão me flagrante aumentando o tempo
máximo de etenção previsto para os agressores de 1 para 3 anos. Esta lei assegura à mulher a punição do
agressor deixando-a mais protegida. Agora a lei traz medidas de afastamento do agressor.

Mulheres valorizem suas vidas e digam não a violência e a quem a pratica! O medo é inimigo da justiça e da felicidade. Vá até a delegacia mais próxima e denuncie.

Mulher, em Senhor do Bonfim você conta com o apoio do CRAS e do CRM, procure-nos!


Patrícia C. Martins
Assistente Social



terça-feira, 19 de outubro de 2010

O que é o CRAS?


O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma Instituição que atua no atendimento aos indivíduos caracterizados na Proteção Básica, que estão na iminência da violação dos direitos. O CRAS torna-se, assim, uma unidade de referenciamento, de (re)estruturação social, econômica, comunitária e individual para a população que se encontra vulnerável em algum desses  âmbitos. As ações do CRAS são executadas através de projetos, programas, serviços, atendimentos e benefícios da proteção social básica, garantindo o rendimento, a autonomia, a acolhida, o convívio familiar ou comunitário e a sobrevivência a riscos circunstanciais.

Aqui em Senhor do Bonfim, o CRAS também oferece à comunidade o serviço "CRAS Itinerante", cujo
 objetivo é atender cada bairro de forma exclusiva, ofertando atendimento psicossocial, inscrições para os Projetos e Programas, além de atividades lúdicas e palestras socioeducativas para toda a família.
Em cada ação o CRAS é acompanhado por parceiros que também prestam serviços úteis à população.

Maiores Informações e contatos
E-mail: crasbonfim@hotmail.com
Telefone: (74) 3541-0381

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CRAS - Projetos e Programas

PROJOVEM ADOLESCENTE
O ProJovem Adolescente é um Serviço Socioeducativo voltado a adolescentes de 15 a 17 anos, que recebem o Bolsa-Família, ou são encaminhados do PETI, do Ministério Público, CREAS ou outros serviços.
O seu funcionamento é dividido em dois ciclos, com duração de um ano cada, com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos de Cultura, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho.
Estamos funcionando aqui em Senhor do Bonfim e nos distritos de Carrapichel,
Tijuaçú, Missão do Sahy, Igara e Quicé.



              ESPAÇO SER CRIANÇA
A proposta do Projeto gira em torno da criação de um espaço para acolher crianças, oriundas de demandas espontâneas ou encaminhadas, no horário das 08h à 18h, de terça à sexta-feira, no ESPAÇO SER CRIANÇA, localizado à rua Horácio Muricy, n° 80 – Alto da Maravilha (Antigo CRAS) e no distrito de Tijuaçu, no espaço ainda a definir, além de oferecer atividades lúdicas com o intuito da (re)construção ético-moral e a formação cidadã.
O projeto oferecerá atendimento psicossocial, o levantamento da história de vida da criança e da sua família, encontros temáticos com os familiares, oficinas e atividades lúdicas desenvolvidas no próprio ESPAÇO e/ou fora dele que proporcionem o desenvolvimento de habilidades pessoais, forma de expressão, exercício de cidadania e pertencimento.



Projeto É TEMPO DE VIVER
O Projeto “É Tempo de Viver” promove ações para melhorar a vida de pessoas idosas através de atividades, palestras e eventos que valorizam a autonomia, integração e participação efetiva destes na sociedade. Hodiernamente assiste 48 idosas com idade compreendida entre 60 e 80 anos, com dois encontros semanais que oferecem os cursos de dança, corte e costura e artesanato, além do acompanhamento realizado pela coordenação nas visitas domiciliares e viabilização de serviços que se façam necessários.
  
PROGRAMA JOVEM MÃE
Atuar na Prevenção da gravidez precoce e não planejada, prestando acompanhamento às famílias da área de abrangência do Programa e atendimento integral a adolescentes gestantes, visando os aspectos físicos, psicológicos e sociais, propiciando enfrentamento das questões sociais, tendo como foco o planejamento familiar.
1º ETAPA
Palestras socioeducativas com adolescentes em primeira gravidez até a idade de 21 anos com objetivo de oferecer informações e reflexões através de oficinas temáticas.
2º ETAPA
Reuniões semanais de grupo para acolhimento, orientações sobre os cuidados com o bebê, pré e pós parto, oficinas de geração de renda confeccionando o material para enxoval.
3º ETAPA
Monitoramento e avaliação através de visitas domiciliares as puerperais para constatação do impacto social através da mudança de comportamento.



PROJETO DE INCLUSÃO PRODUTIVA  


Como estratégia para reestruturação econômica, comunitária, social e individual, o CRAS implantou o Inclusão Produtiva em 2007 para atender as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, destinando 1/3 de suas vagas para o público da Proteção Especial.
As ações de capacitação e de inserção produtiva possibilitam a garantia do convívio social, enquanto exercício de fortalecimento de vínculos, viabilizando a transição de pessoas/famílias e grupos da situação de vulnerabilidade e risco, para a situação de autonomia e protagonismo na definição e consolidação de projeto de vida pessoal e coletivo. Devem possibilitar ainda a melhoria da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e o exercício da cidadania. Caracterizam-se como projetos de enfrentamento da pobreza, conforme estabelecido no Art. 25. Inciso V da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), compreendem o investimento econômico e social nos grupos populares, buscando subsidiar financeira e tecnicamente iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria de condições gerais de subsistências, elevação do padrão de qualidade de vida, preservação do meio ambiente e sua organização social.”